O Governo do Estado, através do Instituto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (IDEMA), quer desapropriar uma área de 475 hectares, alcançando três propriedades privadas, na localidade de Linda Flor, em Assú-RN, para reposição florestal.
Explica que o município de Assú está em processo de desertificação, já com piora na qualidade do ar e que, após estudar áreas em Currais Novos, Pedro Avelino, São Gonçalo do Amarante e Alto do Rodrigues, identificou a região entre Assú e Carnaubais era a mais apropriada.
Ainda segundo a nota do IDEMA, a área tem terra fértil e água em abundância (margem do leito do Rio Piranhas Açu), além de facilidade no acesso, pois fica perto da RN 016. Estes fatores são essenciais para fazer a reposição florestal com plantas nativas.
Só que esta região é altamente produtiva. Existem várias famílias produzindo acerola, banana, melancia, mamão, feijão, milho, entre vários outros cultivos, além de criação de gado. Eles estão indignados com o IDEMA, que segundo eles, vai tirar a renda de dezenas de famílias.