Toda a faixa costeira do Rio Grande do Norte está sob aviso de chuvas intensas. O alerta foi publicado pelo Instituto Nacional de Meteorologia e abrange ainda cidade de outros nove estados. O aviso teve período de vigência iniciado às 9h28 deste domingo (26) e segue até às 10h da manhã desta segunda-feira (27).
A publicação é de legenda amarela, que representa perigo potencial, o menor na escala de severidade do Inmet. Durante o período, é destacada a possibilidade de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos (40-60 km/h). Diante disso, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também que se evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas.
Ao todo, 399 municípios são listados no aviso, espalhados pelos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Acre.
Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja lista de cidades potiguares sob aviso: