Seja bem vindo ao nosso site Semear TV - semeartvweb.com.

Semear TV
Brasil

Inmetro e UFRJ buscam empresas interessadas em tecnologia inédita de descarbonização

Pesquisa desenvolveu método que transforma resíduos de lignina em nanocarbono. Empresas que queiram usar a nova tecnologia poderão enviar propostas entre 14 e 28 de fevereiro

Publicada em 13/02/25 às 11:46h - 19 visualizações

por Agência Gov | via Inmetro


Compartilhe
   

Link da Notícia:

A concessão da licença será exclusiva e terá validade de 20 anos  (Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anunciam uma nova oportunidade para aproveitamento de resíduos. A oferta tecnológica prevê a concessão exclusiva de licenciamento para exploração de uma tecnologia inovadora relacionada à produção de nanocarbono, que pode ser utilizado como precursor na fabricação de grafeno, a partir da lignina, um resíduo que é subproduto na produção de papel e de biocombustíveis,. Atualmente, a maior parte da lignina residual é descartada ou queimada para produção de bioenergia. Estima-se que menos de 2% da lignina global seja aproveitada em processos industriais de alto valor agregado.

A tecnologia consiste em um método avançado que transforma lignina em nanocarbono por meio de processos como irradiação ultravioleta, carbonização hidrotérmica e esfoliação mecânica. O resultado é um material nanoestruturado com propriedades únicas, ampliando as possibilidades de aplicação do grafeno em diferentes setores industriais.

A concessão da licença será exclusiva e terá validade de 20 anos, garantindo à empresa selecionada o direito de exploração em território irrestrito. O processo de seleção levará em conta a melhor oferta financeira e a capacidade técnica dos interessados.

Envio de Propostas

As propostas poderão ser enviadas entre 14 e 28 de fevereiro de 2025, com o resultado final previsto para 21 de março. Empresas interessadas devem submeter suas propostas ao Inmetro, incluindo informações detalhadas sobre a utilização pretendida da tecnologia e contrapartidas financeiras. As informações completas e os documentos necessários estão disponíveis no site do Inmetro .

Com essa iniciativa, Inmetro e UFRJ reforçam seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável, promovendo o avanço tecnológico no Brasil e impulsionando a indústria do grafeno.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site Semear TV
Visitas: 61518   Usuários Online: 12
Nosso Whatsapp 84981622321
Copyright (c) 2025 - Semear TV - Nossos valores fundamentais são as raízes que sustentam a Semear Produções...

Seja bem vindo ao nosso site Semear TV - semeartvweb.com!

Converse conosco pelo Whatsapp!