O Banco do Brasil, em parceria com o Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte (Memp), lançou nesta segunda-feira (16) o Cartão MEI. Destinado aos microempreendedores individuais (MEIs), o novo produto oferece anuidade zero, parcelamento de compras e uma série de recursos voltados para a gestão financeira de pequenos negócios.
Entre as principais características, o Cartão MEI Elo funciona tanto como cartão de crédito quanto de débito, oferecendo flexibilidade financeira ao empreendedor. Além disso, o cartão traz uma solução completa para o pagamento de contas e faturas, centralizando operações que ajudam na organização do fluxo de caixa.
Segundo o ministro Márcio França, o cartão é um passo importante para valorizar e reconhecer os MEIs no Brasil. "Esses empreendedores são responsáveis por 70% dos empregos gerados no último ano", afirmou durante o evento de lançamento, em Brasília.
Benefícios do Cartão MEI Elo
Além da anuidade zero, o Cartão MEI oferece o parcelamento de compras à vista e faturas, permitindo maior controle financeiro. Outra vantagem é o acesso à Liga PJ, uma plataforma de capacitação e networking que permite ao microempreendedor participar de desafios e interagir com outros empresários.
O cartão também vem com um QR Code, que direciona os usuários ao Portal do Empreendedor, facilitando o acesso a informações e serviços voltados ao MEI.
Objetivo e impacto
A iniciativa visa facilitar a formalização e dar mais suporte aos microempreendedores, que hoje representam cerca de 15,7 milhões de MEIs ativos no Brasil. A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, destacou que a emissão do Cartão MEI é apenas o início de um projeto maior, que poderá ser adotado por outros bancos no futuro.
O cartão foi lançado durante a MPE Week, evento anual que conecta pequenas empresas a consumidores em todo o país, promovido pelo Banco do Brasil. A expectativa é que essa novidade traga ainda mais inclusão e suporte financeiro para os pequenos negócios no Brasil.