A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) lançou uma versão atualizada do aplicativo Águas e Esgotos, que dá acesso aos dados dos Atlas Águas – Segurança Hídrica do Abastecimento Urbano e Atlas Esgotos. A ferramenta, disponível para dispositivos móveis – Android e iOS – e navegadores, foi desenvolvida para facilitar o acesso a informações essenciais sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário dos 5.570 municípios brasileiros de modo a fortalecer os processos de planejamento e gestão de recursos hídricos e de saneamento básico.
A partir da nova versão do Águas e Esgotos, o público terá novas ferramentas de consulta e acessibilidade aos dados publicados, especialmente para o aplicativo para dispositivos móveis. A versão para navegador foi aprimorada com recursos de responsividade.
Com a ferramenta é possível visualizar dados sobre a população atendida e cargas de esgoto, que podem oferecer informações para órgãos governamentais, prestadores(as) de serviços de saneamento básico, entre outros públicos.
A aplicação também apresenta um novo módulo geográfico, que permite consultas espaciais detalhadas, como a localização de pontos de captação e reservatórios, a relação entre captações e municípios, além da situação de esgotamento sanitário por estado e por município.
Lançado pela ANA em 2021, o Atlas Águas – Segurança Hídrica do Abastecimento Urbano, apresentou um novo índice de segurança hídrica para todos os municípios do Brasil, levando em consideração tanto o Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH) quanto as crises hídricas que ocorreram em diferentes regiões do País. Esse estudo apresentou uma avaliação de todos os mananciais e sistemas de abastecimento urbano de água e indicou soluções para as demandas atuais e futuras para todas as 5.570 sedes urbanas brasileiras.
Já o Atlas Esgotos: Despoluição de Bacias Hidrográficas, lançado pela ANA em 2017, em parceria com a Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, trouxe um diagnóstico e perspectivas para o esgotamento sanitário no País, assim como o impacto do setor na qualidade das águas brasileiras. Com lançamento de um encarte em 2019, houve uma atualização da base de dados das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) do País.
Por: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA)