A 28ª edição da Feira Internacional do Artesanato (Fiart) será aberta nesta sexta-feira (20), a partir das 16h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira. A organização aguarda um público diário de 3 mil pessoas, totalizando 30 mil nos 10 dias do evento.
A Fiart tem em sua essência o objetivo de aproximar, valorizar e dar espaço para as manifestações tradicionais, produções artesanais das tribos indígenas, mostra de grupos folclóricos, mostra de cultura popular.
O evento vai contar com participação de 140 artesãos individuais, entidades e empreendimentos de economia solidária do artesanato potiguar selecionados pelo Governo do Estado por meio do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte), da Secretaria de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas). Eles vão ocupar 57 estandes em uma área de 448 metros quadrados.
Os selecionados vão mostrar a riqueza do artesanato potiguar expressa em peças feitas de madeira, ferro, tecidos e fios como bordados e rendas, rendas de bilro e renascença, e tem também costura criativa, pedras ornamentais, macramê, junco, além de barro e areia.
Este ano, o Festival Fiart Cultural vai reunir mais de 1 mil artistas e brincantes com apresentações artísticas, mostras, dança, seminário, competição.